Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Brasil começa a testar em setembro ideias para cidade inteligente

por Jornal O Tempo

Postado em 10 de Julho de 2018 às 08:15 hrs


 A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do governo federal, começa a testar em setembro, no campus do Instituto Nacional de Metrologia (Inmetro), em Xerém (Duque de Caxias), 33 ideias escolhidas entre 150 projetos enviados ao programa de tecnologia para cidades inteligentes. A proposta é montar uma minicidade onde serão implementadas iniciativas como instalação de sensores em postes, para detectar situações de violência, e em bueiros, para evitar alagamentos. 

Serão testados ainda planos de iluminação e transporte de lixo “inteligentes”. “Nosso foco são os gestores municipais. Queremos que eles tenham acesso aos projetos que forem aprovados e que recebam o selo do Inmetro”, disse o presidente da ABDI, Guto Ferreira. 

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) também anunciaram, no mês passado, planos de financiamento para a chamada internet das coisas (objetos conectados à rede que se comunicam mutuamente).

Nenhum comentário disponível até o momento.