Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Minas Gerais aposta na produção de lúpulo

por Jornal O Tempo

Postado em 08 de Julho de 2018 às 04:10 hrs


O mercado cervejeiro segue em expansão em todo o Brasil, e cada vez mais se busca uma alternativa para substituir os insumos que precisam ser comprados de outros países. Além do malte, que já conta com uma produção nacional considerável, a ideia de cultivar lúpulo em solo brasileiro tem despertado a atenção de agricultores e cervejeiros, e já chegou a Minas Gerais.

Como o clima ideal para cultivar os tipos mais conhecidos de lúpulo – que é o ingrediente responsável por conservar e conferir amargor e aroma à cerveja – é o temperado, como o de países do hemisfério Norte, o produto usado no Brasil é praticamente todo importado, com exceção de pequenas produções nacionais.

Há um ano, uma dessas plantações pode ser encontrada em Rio Espera, região central de Minas Gerais, onde foram desenvolvidas mil mudas do lúpulo Mantiqueira BRK2014. A espécie, nascida na Serra da Mantiqueira (SP), hoje é patenteada pela Heineken. 

“Estamos fazendo experiências com o lúpulo fresco, in natura, para não perder os óleos essenciais. É uma experiência nova porque quem usa o importado não consegue fazer desse jeito”, explica Pedro Salim, produtor da Fazenda Fartura.

lúpulo

Nenhum comentário disponível até o momento.