Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

AMEAÇA

por Jornal O Tempo

Postado em 08 de Junho de 2018 às 09:02 hrs


Em decorrência de uma alegada falta de repasses de recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), de responsabilidade do governo de Minas, para os municípios, professores da rede municipal das escolas do interior do Estado podem ficar sem receber salário nos próximos meses. A acusação é do presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Julvan Lacerda (MDB). Segundo ele, desde o início do ano, o governador Fernando Pimentel (PT) vem retendo grade parte do dinheiro do IPVA e do ICMS relativo ao Fundeb.

Ele afirma que a soma da dívida só com esses repasses do Fundeb já atinge quase R$ 1,5 bilhão. No total, os municípios alegam ter direito a receber quase R$ 6 bilhões atrasados do governo, principalmente na área da saúde.

“As prefeituras estão tendo que tirar de recursos próprios para pagar o salário das professoras. E isso quebra o cofre da prefeitura, pois, mesmo que o governo pague depois, os prefeitos não podem usar esse dinheiro para outras finalidades, repondo o que ficou sem investimento. Esse recurso só pode ser utilizado na educação”, explicou.

Nenhum comentário disponível até o momento.