Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Memórias do Rádio Esportivo

por José Antônio

Postado em 12 de Novembro de 2014 às 10:00 hrs


Úrsula Nogueira

A Rádio Itatiaia tinha pouco mais de 20 anos quando nasceu Úrsula Nogueira, a atual coordenadora de esportes da emissora.

Outros 20 anos se passaram até que ela fosse contratada para trabalhar naquele veículo de comunicação tão importante na história das Minas Gerais, primeiramente como telefonista e depois como secretária.

Em 2013, ela comemorou 40 anos de vida e, olhando pra trás, celebra, com alegria, ao lado do marido e do filho adolescente, a sua vitoriosa trajetória.

Úrsula Nogueira nasceu em Belo Horizonte, em 23 de agosto de 1973. Teve uma infância pobre e regrada e, por anos a fio, foi privada de vários sonhos comuns a uma criança. Dividia o colo da mãe com outros quatro irmãos e, muito cedo, percebeu a dor que maltrata os filhos quando os pais se separam.

Na constante busca por um futuro melhor, começou a trabalhar, ainda na adolescência, para ajudar a família, mas nunca pensou em largar o estudo. Era nele que se apoiava o tempo todo. Na escola, recebia elogios por se destacar entre as mais brilhantes da turma e o primeiro emprego de carteira assinada, conseguido enquanto ainda era estudante, foi em uma padaria, onde a mãe já trabalhava. Elas costumavam se levantar às quatro horas da manhã para bater o ponto às seis.

Na companhia do irmão mais novo, aproveitava as poucas horas de lazer que o dia lhe permitia ter, para fazer pipas que raramente conseguia empinar, pois, bastava que elas se levantassem poucos centímetros do chão para que, logo-logo, despencassem. No dia seguinte, o ritual se repeti e, de novo, as pipas não voavam. Úrsula rapidamente aprendeu as virtudes da perseverança.

Até chegar ao cargo de coordenadora de esportes da Rádio Itatiaia, ela exerceu diversas funções na emissora e, hoje, tem como tarefas programar as viagens dos repórteres, narradores, equipe técnica; organizar as escalas de serviço; solicitar circuitos para instalação de equipamentos que farão a transmissão das jornadas esportivas no Brasil e no mundo. Também coordena a Copa Itatiaia - torneio de futebol amador -, organizado pela emissora há mais de 50 anos e considerado o maior do Brasil nesse gênero, pois conta com a participação de 32 equipes.

Em 2008, Úrsula ingressou na faculdade. Jamais imaginou que um dia teria a oportunidade de fazer um curso superior de graduação. A luta se multiplicou. Além de trabalhar o dia inteiro na rádio, passou a estudar no turno da noite, após ser aprovada no vestibular do curso de Jornalismo do Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH). Mas a luta era enorme, pois, ao término das aulas, por volta das 23 horas. Úrsula ainda precisava enfrentar o trânsito da BR-381 para chegar até a sua casa, na cidade de Betim, a 30 quilômetros da capital mineira.

Mas valeu a pena!

"Hoje posso dizer que tudo se tornou possível na mudança de estação da minha vida. Nas ondas curtas e médias do caminho, pude perseverar e garantir audiência e sintonia com o mundo profissional. O rádio me proporcionou uma ótima frequência nesta etapa, que apesar de tudo, só está começando".

Nenhum comentário disponível até o momento.