Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Fernando Sasso

por José Antônio

Postado em 13 de Agosto de 2014 às 10:00 hrs


Fernando de Campos Sasso nasceu em Oliveira Fortes (MG), no dia 7 de maio de 1936 e faleceu aos 68 anos, em 6 de maio de 2005, em virtude um câncer na coluna. Ficou conhecido no Brasil inteiro pelo bordão "Tá no Filó", dito no momento em que a bola tocava o fundo das redes.

Antes de iniciar sua vida na imprensa, Sasso foi contador e gerente da Caixa Econômica Federal. Em 1954, levado por um amigo que apresentava um programa caipira na Rádio Itatiaia, começou a fazer anúncios entre cinco e seis horas da manhã. Deixou a carreira radiofônica e só retornou em 1958, como estagiário. A partir de 1960, começou a trabalhar na radio Minas, voltando novamente aos sons da emissora de Januário Carneiro em 1962, onde integrou a equipe que cobriu a primeira Copa do Mundo da emissora, disputada no Chile.

Fernando Sasso deixou a Itatiaia em 1966 e foi fazer sucesso na televisão. Sua primeira casa foi a TV Itacolomi, emissora pertencente aos Diários Associados e afiliada da TV Tupi em Belo Horizonte. Ficou ate 1977 comandando o programa esportivo Papo de Bola e programas de auditório como Show Sasso e Mineiros Frente a Frente.

Logo depois, transferiu-se para TV Alterosa e, em 1983, chegou à Rede Globo, onde ficou até 1996. Retornou à Itatiaia, que foi sua última emissora. Sasso também foi presidente da Administração Estádios Minas Gerais (Ademg), empresa que administrava o complexo Mineirão e Mineirinho por duas oportunidades. A última dela foi em 2003, quando em 2005, se licenciou para tratar de sua saúde.

Nenhum comentário disponível até o momento.