Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Memórias do Rádio Esportivo

por José Antônio

Postado em 18 de Junho de 2014 às 10:00 hrs



CAM02041.jpg (358×512)

Jugurta Anatólio Lima

Nasceu em São Gotardo (MG), em 1933. Filho do agrônomo João Anatólio e Isaura Anatólio, irmão dos também radialistas Jairo Anatólio Lima e Galba Emílio Lima, Jugurta era um homem de muitos amigos, sincero, alegre, adorava os filhos e a mulher. A família era seu ponto de encontro: se encontravam todos os domingos para passear no sítio, como relata seu filho Marcos Anatólio.

Iniciou sua carreira no programa Tarde Dansante Bemoreira, ao lado de Celso Siffert e Ibrahim Houri. Em agosto de 1956, começou a trabalhar para o plantão esportivo da PRI-3 e, com nove meses de narração, ainda se considerava "foca".

Seu time de coração era o Fluminense, mas em Minas Gerais torcia para todos os clubes. Em junho de 1958, estreou no jogo Vila Nova x Pedro Leopoldo, sem preparação, por influência de Hamilton Macêdo.

Por cerca de 20 anos trabalhou na Rádio Inconfidência, na qual foi consagrado excelente apresentador de programas esportivos, comentarista e narrador e, em 1959, foi revelação como locutor esportivo do ano, pela mesma emissora. Foi diretor comercial na conceituada loja de móveis e eletrodomésticos, Dogali Magazin e tinha e uma nota no jornal Estado de Minas, no qual escrevia duas vezes por semana.

Faleceu precocemente, aos 52 anos, de aneurisma cerebral, no Grande Hotel, em Araxá, no dia 31 de dezembro de 1985. Posteriormente, foi homenageado quando a cabine da Rádio Inconfidência, construída no Estádio Independência, recebeu seu nome.

Nenhum comentário disponível até o momento.