Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Curtas e curtinhas do agro

por itatiaia

Postado em 15 de Julho de 2026 às 09:00 hrs


A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou em 2º turno, nesta terça-feira (14), o Projeto de Lei nº 2.160/2024, que proíbe a reconstituição de leite em pó importado para comercialização como leite fluido (líquido) no estado. De autoria da deputada estadual Maria Clara Marra (PSDB), a proposta representa uma vitória estratégica para o agronegócio mineiro e segue para a sanção do governador.

Fazendas de leite em Minas emitem menos da metade do carbono da média global

A olivicultura brasileira alcançou um marco histórico. A produção nacional de azeite de oliva atingiu 1,434 milhão de litros em 2026, consolidando-se como o maior volume já registrado no país. O anúncio foi feito pelo Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) em coletiva de imprensa realizada nesta terça-feira (14), em Porto Alegre (RS).

'Ouro Verde': RS inicia colheita com expectativa de recorde de azeite em 2026

A produção nacional de grãos para a safra 2025/26 deve atingir a marca histórica de 360,1 milhões de toneladas. O volume representa um crescimento de 2,2% em relação à temporada anterior, o que se traduz em um acréscimo de 7,8 milhões de toneladas a serem colhidas pelo setor agropecuário brasileiro.

Safra 2025/26: Brasil deve colher recorde de 360,1 milhões de toneladas de grãos

O avanço gradual da colheita da safra irrigada tem ampliado a oferta de feijão carioca de melhor qualidade, favorecendo o abastecimento do mercado e pressionando os preços.

Grãos de feijão carioca, preto e de outras variedades dispostos lado a lado em uma superfície, formando um mosaico colorido.

 

Nenhum comentário disponível até o momento.