Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Brasil tem 12% mais bovinos do que gente e 305 ovos por habitante

por G1

Postado em 22 de Setembro de 2025 às 09:00 hrs


Bovinos (principalmente boi e vaca): 238,2 milhões — 12% maior que a população brasileira.

Galináceos (principalmente frango e galinha): 1,6 bilhão de aves — quase 8 vezes mais que habitantes.

Ovos: 5,4 bilhões de dúzias (64,8 bilhões de unidades) — cerca de 305 ovos por habitante.

  • A produção de leite de vaca chegou a 35,7 bilhões de litrosum novo recorde, alta de 1,4% em relação ao ano anterior, movimentando R$ 87,5 bilhões. Mas o número de vacas ordenhadas caiu para o menor nível desde 1979, o que indica aumento da produtividade.
  • O rebanho de suínos somou 43,9 milhões de animais, enquanto os caprinos (principalmente cabras) chegaram a 13,3 milhões, um aumento de 3,1% em relação ao ano anterior, e um recorde histórico.
  • Os ovinos (ovelhas criadas para lã, carne e leite) totalizaram 21,9 milhões de animais, cerca de uma ovelha para cada 10 habitantes, também recorde histórico, com crescimento de 0,3%.
  • A produção de mel de abelha atingiu 67,3 milhões de quilos, o maior valor já registrado.
  • Já a aquicultura (criação de peixes e camarões em cativeiro) produziu 724,9 mil toneladas, sendo cerca de 70% de tilápia.
  • Gado pasta no município de Assis (AC), na Amazônia. Imagem é de 1º de novembro de 2007. — Foto: AP Photo/Silvia Izquierdo
Nenhum comentário disponível até o momento.