por Itatiaia
Postado em 23 de Agosto de 2025 às 09:00 hrs
A menopausa precoce pode ocorrer espontaneamente ou ser causada por doenças autoimunes, tratamentos contra o câncer ou cirurgias. Seus sinais, como alterações no ciclo menstrual, insônia, lapsos de memória, irritabilidade, pele ressecada e diminuição da libido, muitas vezes são confundidos com estresse ou cansaço.
Exames, como a dosagem do hormônio anti-Mülleriano, ajudam a identificar a condição, mas ainda não são pedidos rotineiramente.
Além da infertilidade , a menopausa precoce acelera o envelhecimento e aumenta o risco de osteoporose , doenças cardiovasculares , síndrome metabólica, depressão e ansiedade. Embora não seja possível reverter a condição, o tratamento individualizado — que pode incluir reposição hormonal, suplementação de cálcio e vitamina D, exercícios físicos e apoio psicológico — ajuda a melhorar a qualidade de vida e prevenir complicações. “Os benefícios da reposição hormonal costumam superar os riscos, principalmente para proteger a saúde óssea e cardiovascular”, reforça a especialista.