Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Brasil acaba de vender uma gigantesca mina de Nióbio e Terras raras

por Roberta Souza - CPG Click Petróleo e Gás

Postado em 19 de Novembro de 2024 às 09:00 hrs


Aquisição inclui mina e planta de extração, com produção anual estimada em 700 mil toneladas de óxido de nióbio e 8,7 milhões de toneladas de óxidos de terras-raras!

mineradora australiana St. George Mining acaba de realizar uma transação impressionante ao adquirir 100% do projeto Araxá, localizado em Minas Gerais, Brasil, por mais de R$ 100 milhões. Este acordo, firmado com a americana Itafos Inc., inclui uma mina e uma planta de extração de nióbio e terras raras, recursos essenciais e altamente valorizados no mercado global. O valor total da transação é de US$ 21 milhões, junto com ações que representam 10% do capital social da St. George. A expectativa é que essa aquisição seja concluída até o final de setembro, de acordo com o diariodocomercio.

O ativo Araxá se destaca por sua localização estratégica, ao lado de uma das maiores operações de nióbio do mundo, administrada pela Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM). Além disso, a área é vizinha à mina de fosfato da Mosaic Company, uma gigante do setor de fertilizantes. Com uma área de 226 hectares, o projeto apresenta uma capacidade inicial impressionante, com produção anual estimada em 700 mil toneladas de óxido de nióbio e 8,7 milhões de toneladas de óxidos de terras-raras. Com esses números, a St. George está pronta para se tornar um player global na mineração desses recursos estratégicos, de acordo com diáriodocomércio.

Publicado em18/11/2024 às 20:51

Nenhum comentário disponível até o momento.