Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

6 mitos e verdades sobre o leite

por OPOVO

Postado em 19 de Novembro de 2024 às 09:00 hrs


1. Leite de caixinha tem agentes cancerígenos

Mito. O processo de envase do leite longa vida, o “leite de caixinha”, é conhecido como UHT, uma abreviação do termo em inglês ultra-high temperature, ou seja: tratamento do leite com altas temperaturas. Esse procedimento é feito do seguinte modo: o leite in natura é recolhido dos produtores rurais e armazenado em tanques com isolamento térmico, revestido por chapas de alumínio que conservam a temperatura do alimento.

2. Leite desnatado é leite integral com água

Mito. O leite desnatado e o semidesnatado passam pelos mesmos processos de pasteurização e esterilização e pelas mesmas regras rigorosas de controle de qualidade e sanitárias previstas em lei. De acordo com as explicações de Vinícius Junqueira, o que diferencia esses dois tipos de leite do chamado leite integral é a redução da quantidade de gordura.

3. É necessário ferver o leite de caixinha antes de consumir

Mito. Após a esterilização, a homogeneização e o envase em embalagem asséptica, hermética e sem contato com a luz, o leite está pronto para o consumo humano, sem a necessidade de ferver. 

4. Alergia é diferente de intolerância à lactose

Verdade. A alergia é uma reação do sistema imunológico da pessoa a determinados alimentos ou alguns de seus componentes. Para algumas pessoas, o leite pode ser um alimento alérgico; e, nessa situação, o seu consumo deve ser totalmente restringido. Vale lembrar que os sintomas de alergia costumam ser bem mais intensos e graves do que a intolerância alimentar, que, em geral, se restringem a um desconforto intestinal.

5. Nossa capacidade de digerir a lactose muda quando ficamos um tempo sem tomar leite 

Verdade. A lactose é digerida facilmente quando o organismo tem a enzima lactase. Porém, quando ficamos longos períodos (meses ou anos) sem consumir leite, o nosso corpo entende que não é preciso mais produzir essa enzima. Se voltamos a consumir o leite, há então um período de readaptação, que pode, sim, se traduzir em algum desconforto intestinal, um sintoma típico da intolerância à lactose

6. Tomar leite depois de praticar exercícios físicos é uma boa opção

Verdade. Um estudo realizado na Inglaterra pela Universidade de Newcastle e publicado no Medicine and Science in Sports and Exercise revelou como positiva a eficiência do leite para ser consumido como pós-treino. É recomendada sua ingestão nos primeiros 30 minutos após o final da atividade.

Com seu papel essencial na alimentação, o leite é fonte de proteínas e minerais indispensáveis (Imagem: Photoongraphy | Shutterstock)

Nenhum comentário disponível até o momento.