por Itatiaia
Postado em 18 de Novembro de 2024 às 09:00 hrs
Banana, espinafre, feijão... esses são alguns dos vários alimentos que têm magnésio em sua composição. E a substância tem aparecido não só nos alimentos, mas também em estudos que indicam o quão bem ele faz à saúde, principalmente das artérias.
“O magnésio participa de vários processos bioquímicos no nosso organismo”, comenta a nutricionista Débora Donio, da Unidade de Check-Up do Hospital Israelita Albert Einstein. Ela explica que ele atua na transmissão de impulsos nervosos e na produção de neurotransmissores do bem-estar, daí a relação com o humor e o sono.
Vale destacar também sua função no metabolismo energético e na síntese proteica, além do mecanismo de contração e relaxamento muscular, o que impacta o desempenho físico. Existem ainda evidências de que favoreça o aproveitamento da vitamina D. Não bastasse, o mineral coopera para a mineralização óssea.
Recomenda-se consumir entre 300 e 400 mg por dia do mineral, meta que pode ser batida com um cardápio recheado de castanhas, legumes, verduras, frutas e feijões.