Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Envelhecimento de pessoas com síndrome de Down preocupa famílias

por ALMG

Postado em 20 de Março de 2024 às 09:00 hrs


Com o avanço da expectativa de vida das pessoas com síndrome de Down, a maior preocupação dos familiares é assegurar a continuidade de cuidados após a morte dos pais. Essa apreensão foi a tônica da audiência pública da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), realizada nesta terça-feira (19/3/24).

A reunião, cujo tema foi “A família como pilar importante do desenvolvimento das pessoas com síndrome de Down”, teve por finalidade trazer reflexões por ocasião do Dia internacional da síndrome de Down, lembrado em todo 21 de março.

De acordo com o presidente do Instituto Mano Down, Leonardo Gontijo Vieira Gomes, em 1990, quando seu irmão Eduardo (que o motivou a criar a organização) nasceu, a expectativa de vida era de menos de 25 anos. Atualmente, se ampliou para 60 anos. “A maior dor da humanidade é a perda de um filho. No caso dos pais das pessoas com Down, todos torcem para sentir essa dor, porque não sabem com quem elas vão ficar”, lamentou.

A sugestão apresentada por Leonardo e outros participantes da audiência pública é que o poder público passe a colaborar com a família, a partir de políticas públicas e instrumentos de acolhimento na velhice dessas pessoas.

Nenhum comentário disponível até o momento.