Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Vacinação contra Gripe A acontece em abril

por José Antônio

Postado em 15 de Março de 2011 às 10:00 hrs


Acontece nos meses de abril e maio, a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza A (H1N1), que ficou popularmente conhecida em 2009, como Gripe Suína e matou milhares de pessoas. Mortes aconteceram inclusive em Araxá.

Na época, aulas e eventos foram cancelados e a população andava com máscaras nas ruas. Tudo por medo da desconhecida e mortal patologia. Agora, mais uma vez, uma campanha vai imunizar os brasileiros contra a Gripe A. Têm direto à dose gratuita as crianças de seis meses e menores de três anos, indígenas, gestantes, idosos e trabalhadores nas áreas de saúde. A mobilização vai acontecer de 25 de abril e 14 de maio. As outras faixas etárias e sociais não serão contempladas com a imunização. Quem tiver interesse em tomar a dose precisa procurar uma clínica particular.

Assim como a gripe humana comum, a influenza A (H1N1) apresenta como sintomas febre repentina, fadiga, dores pelo corpo, tosse, coriza, dores de garganta e dificuldades respiratórias. Ter hábitos de higiene regulares, como lavar as mãos, é uma das formas de prevenir a transmissão da doença. Além disto, deve-se evitar o contato das mãos com olhos, nariz e boca depois de tocar em superfícies, usar lenços descartáveis ao tossir ou espirrar, evitar aglomerações e ambientes fechados e ter hábitos saudáveis como hidratação corporal, alimentação equilibrada e atividade física. Caso ocorra a contaminação, o paciente deve evitar sair de casa até cinco dias após o início dos sintomas, pois este é o período de transmissão da gripe A.

Nenhum comentário disponível até o momento.