Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

MG

por R7 noticias

Postado em 09 de Julho de 2020 às 09:00 hrs


O governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) pediu que a Assembleia de Minas prorrogue o estado de calamidade pública em Minas até o fim do ano, em decorrência da crise gerada pela pandemia de covid-19. A Resolução 5.529, aprovada em 25 de março, que reconhece o estado de calamidade pública tem validade até 20 de julho.

O chefe do Executivo mineiro destacou que o Estado ainda não passou pelo pico da pandemia e que estender o prazo "é importante para que o Estado continue implementando novas medidas”.

A declaração foi dada durante uma videoconferência com o presidente da Assembleia, Agostinho Patrus (PV) e outros parlamentares nesta quarta-feira (8), quando Zema apresentou o relatório financeiro e de ações de combate à  pandemia.  Patrus garantiu que pautaria a renovação do projeto para a próxima reunião de plenário da Assembleia. 

O relatório compreende o período de 25 de março a 25 de junho, portanto, dentro do período que abrange o estado de calamidade pública e é uma condição imposta pela Resolução, que prevê que o governador encaminhe, a cada trimestre, um relatório com a evolução das receitas e despesas e as medidas adotadas durante o período. 

O documento tem mais de 200 páginas e contém dados com ações tomadas por cada uma das secretarias, inclusive a de Saúde, que detalha ações como investimento em leitos, construção de hospital de campanha e respiradores, além do Programa Minas Consciente.

Programas de assistência, como o Bolsa Merenda e o Protege Minas também constam no texto. 

Reunião entre os chefes do Executivo e Legislativo foi feita via videoconferência

Nenhum comentário disponível até o momento.