Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

P.C.A

por José Antônio

Postado em 07 de Maio de 2010 às 10:00 hrs


Programa Criança e Adolescente abrange estas atividades em Araxá:

CASA LAR - atende crianças (0 a 12 anos), de ambos os sexos, vítimas de abandono, dos maus tratos, da ofensa sexual, da violência, da negligência etc. É importante ressaltar que é comum a situação de risco nascer no âmbito familiar. Daí a necessidade de se acolher essas crianças em uma instituição. A Casa Lar mantém, em média, 30 (trinta) crianças que esperam a reestruturação de suas familias naturais ou a inserção em familias substitutas. Nesse espaço do PCA, elas recebem teto, alimentação, higiene, cuidados com a saúde, vestuário, escolaridade, atenção, carinho, acolhida. Além do cuidado com as crianças, os profissionais orientam as familias, no intuito de despertar a paternidade responsável.

CASA DE ACOLHIMENTO SOCIAL DA ADOLESCENTE - acolhe adolescente do sexo feminino, vítimas de drogas, da exploração e ofensa sexuais, da negligência, do abandono, da ausência dos pais etc. Nessa entidade elas recebem teto, alimentação, higiene, cuidados com a saúde, vestuário, escolaridade, cursos, encaminhamento para o mercado de trabalho, atenção, carinho, acolhida. Há, também, um trabalho com as familias.

CERAD - espaço destinado ao recolhimento de adolescentes, de ambos os sexos, autores de atos infracionais (condutas análogas a crimes). Hoje, a entidade tem 25 internos. A casa trabalha na reeducação dos infratores e na conscientização das familias quanto aos deveres decorrentes do poder familiar.

CAMINHO ABERTO - subprograma destinado à execução de medida socioeducativa de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade, aplicadas a adolescentes autores de atos infracionais (condutas análogas e crimes). As familias dos adolescentes também são alvo de acompanhamento.

PROFET - subprograma responsável pela inserção de adolescentes no mercado de trabalho. Atualmente, cerca de 400 adolescentes (acima de 14 anos) trabalham em empresas, órgãos públicos, estacionamento rotativo etc. Através desse serviço do PCA. Outros 500 estão em processo de formação.

NAF - um núcleo de apoio à familia (hoje absorvido pelo CRAS) incumbido de orientar, apoiar e acompanhar familias que têm dificuldades e negligência no cuidados com os filhos.

CASA DO PEQUENO JARDINEIRO - subprograma destinado à profissionalização de adolescentes.

SERVIÇO SENTINELA - subprograma (hoje absorvido pelo CREAS) para acompanhamento de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Há também orientação às familias.

São aproximadamente 250 profissionais trabalhando diuturnamente para atender as carências dessas crianças e adolescentes.

Nenhum comentário disponível até o momento.