Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Parceria entre UNIARAXÁ, Sebrae e Tauá vai fortalecer o Empreenda

por José Antonio

Postado em 21 de Fevereiro de 2017 às 07:45 hrs



Os alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Comercial e Gestão de Recursos Humanos do UNIARAXÁ terão dois grandes aliados para o sucesso do projeto Empreenda – Desafio do Chocolate em 2017. O UNIARAXÁ firmou uma importante parceria com o Sebrae e o Tauá para consolidar ainda mais o Empreenda, que chega à sua quinta edição neste ano. O diretor financeiro do Tauá Grande Hotel, Daniel Ribeiro foi o anfitrião do encontro que também contou com a presença do reitor do UNIARAXÁ, professor José Oscar de Melo, o coordenador dos Cursos Tecnológicos, professor Agenor de Carvalho, o coordenador adjunto dos Cursos Tecnológicos, professor Arnaldo Galleguillos, Andrea Marques Lima, representando o Sebrae. O evento foi realizado no Grande Hotel na sexta-feira, 17, e contou ainda com membros da imprensa e fornecedores do Empreenda.
 
O coordenador adjunto dos cursos Tecnológicos, professor Arnaldo Galleguillos, apresentou a parceria e destacou a importância do Empreenda, que é uma evolução da Jornada Empresarial, implantada em 2009. O Empreenda chega à sua quinta edição neste ano e já envolveu, desde sua criação, aproximadamente 800 alunos que aprenderam na prática os desafios que serão enfrentados no mercado de trabalho, desde a troca de experiências, à pressão coorporativa envolvendo, especialmente, metas a serem vencidas.
 
Segundo o professor, além da prática do conhecimento para os alunos, o Empreenda é também uma importante fonte de renda para os fornecedores dos chocolates que são comercializados pelos alunos durante o Desafio do Chocolate. “Comumente, os fornecedores vendem 150 trufas por semana, por exemplo. Durante o Empreenda, alguns fornecedores chegam a vender duas mil trufas, o que reforça o orçamento”, destaca Arnaldo.
 
A parceria com o Sebrae oportunizará um investimento ainda mais profissional no projeto, inclusive com uma estrutura mais imponente para A Feira do Chocolate que, em anos anteriores era realizada antes da Páscoa e, neste ano, será realizada nos dias 8 e 9 de junho, com o objetivo de aquecer as vendas para o Dia dos Namorados. Com um aporte de aproximadamente R$ 70 mil do Sebrae e R$ 30 mil da Fundação Cultural de Araxá, será viabilizado o investimento que vai incrementar o projeto com desafios e oficinas profissionalizantes.
 
A parceria com o Tauá será através das oficinas que serão realizadas no Grande Hotel, para aproximadamente 200 famílias de baixa renda, além de palestras e outros eventos que integrarão o Empreenda. A intenção é proporcionar mais uma opção de trabalho para essas famílias, com a oportunidade de reforçar a renda e aprender um novo ofício. Incialmente, a pretensão é atender mães e pais dos alunos da Escola de Aplicação Lélia Guimarães que funciona há muitos anos no UNIARAXÁ. 
 
Além de ficar ainda mais técnico e consolidar a Jornada Empresarial, o Empreenda ainda oportunizará mais vivências profissionais aos alunos dos Cursos de Gestão Comercial e de Gestão de Recursos Humanos, e poderá ainda contemplar outros cursos que buscam a prática profissional. Assim, como em anos anteriores, o Empreenda também destinará parte do resultado líquido obtido no decorrer do Desafio do Chocolate, para duas entidades que realizam trabalhos sérios e reconhecidos em Araxá. E, para contemplar os alunos que se dedicam de corpo e alma a essa tão importante atividade, parte do resultado líquido também será destinada para as comissões de formatura dos alunos que cursam atualmente os terceiros períodos dos dois cursos envolvidos diretamente no projeto.
 
 
Nenhum comentário disponível até o momento.