Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Circuito da Canastra consegue certificação junto ao estado

por José Antonio Luiz Filho

Postado em 24 de Agosto de 2016 às 01:28 hrs


Araxá voltou a ser incluída na política de regionalização de MG, juntamente com as outras cinco cidades pertencentes ao Circuito

O Circuito da Canastra conseguiu incluir Araxá novamente na lista dos municípios participantes da política de regionalização do estado. Em julho, a Setur (Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais) chegou a publicar a listagem divulgando quais os municípios mineiros eram participantes da política, sem incluir essas cidades.

No último dia 20 de agosto, a Secretaria publicou um novo expediente incluindo Araxá, Sacramento, Perdizes, São Roque de Minas, Tapira e Campos Altos na política de regionalização mineira, pela participação dessas cidades no Circuito da Canastra, entidade que tem por finalidade associar municípios vizinhos e enriquecer as práticas turísticas da região.

O atual presidente do Circuito, Henrique Matos, avalia a conquista como importante “Assumimos o Circuito da Canastra em meio a atrasos burocraticos, dividas e choques de transição. Temos batalhado para sanar todos os entraves e conseguimos resolver mais esta situação, que era a não inclusão das cidades pertencentes ao circuito em uma importante política estadual de incentivo ao turismo. Importante ressaltar a razoável e notória decisão da Setur, a qual reconheceu a importância que essas cidades têm para o turismo do estado”, disse.

A regionalização é hoje a diretriz federal para a gestão do turismo adotada em Minas Gerais, com o objetivo de construir um modelo de organização pública que visa à descentralização.

Cabe aos Circuitos Turísticos o importante papel de articular as entidades públicas, privadas e do terceiro setor em sua região e municípios de abrangência e atuação para contribuir com o desenvolvimento econômico e social das regiões, por meio da atividade turística.

Circuito da Canastra

A atual diretoria, empossada em abril deste ano, tem Henrique Matos como presidente e vem trabalhando arduamente, mesmo com a entidade sem recursos e contando com o trabalho voluntariado de alguns profissionais, para conseguir contornar a situação jurídica e financeira da instituição. Desde então, o Circuito já conseguiu se reaproximar de cidades vizinhas “Nós estamos visitando as cidades da região, procurando reestabelecer e até mesmo criar novas parcerias para dar continuidade ao trabalho do Circuito. Felizmente, os municípios têm se animado com a nossa proposta e além das seis cidades que já estão inseridas, temos mais quatro que devem integrar o nosso trade em breve”, conta o presidente.

Henrique ressaltou também que o grande objetivo e proposta do Circuito é fomentar e movimentar o turismo de natureza, compreendido pelo turismo de aventura e ecoturismo, sempre pregando a preservação e comunhão com o meio ambiente e comunidades.

Nenhum comentário disponível até o momento.