Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

O suicídio de Getúlio Vargas

por José Antonio Luiz Filho

Postado em 24 de Agosto de 2016 às 01:23 hrs


https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/5/50/Getulio_Vargas_(1930).jpg/245px-Getulio_Vargas_(1930).jpg

No dia 24 de agosto de 1954, o suicídio de Getúlio Vargas marcou a história do Brasil. No início daquele mês, uma tentativa de assassinato saiu errada. O alvo era o deputado e jornalista Carlos Lacerda, um dos maiores críticos do presidente. No entanto, no atentado da Rua Toneleiros, quem saiu morto foi um oficial da Aeronáutica que trabalhava também como segurança do jornalista.

Três integrantes da guarda presidencial de Getúlio foram apontados nas investigações. Isto fez com que os opositores de Getúlio, principalmente Lacerda, pedissem a renúncia do presidente. A crise política estava instaurada.

Durante a madrugada do dia 24, houve uma reunião com os ministros no Palácio do Catete, no qual foi decidido que Getúlio se afastaria do governo por três meses para dar lugar ao vice, Café Filho. Depois da reunião, Getúlio se recolheu ao seu aposento. Por volta das 8h35, o som de um tiro ecoou pelo palácio. Uma carta-testamento foi encontrada no quarto. “Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na História”, encerra o documento.

Breve histórico

Após chegar ao poder por meio da Revolução de 1930, o político governou o país de forma ininterrupta até 1945. De 1930 a 1934 ele foi chefe do Governo Provisório. Em 1934 foi eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte e exerceu o Governo Constitucional até 1937, quando por meio de um golpe instaurou a ditadura do Estado Novo, que durou até 1945. Retirado do comando do país por um golpe militar, se recolheu à sua cidade natal, São Borja (RS), de onde articulou sua volta ao poder pela via democrática nas eleições presidenciais de 1950.

Nenhum comentário disponível até o momento.