Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Ídolos no esporte

por José Antônio

Postado em 20 de Fevereiro de 2009 às 10:00 hrs


Francisco Ferreira de Aguiar, o Formiga, o jogador araxaense que maior projeção alcançou no futebol brasileiro. Vamos acompanhar um pouco da sua carreira.

Chico Formiga (ex-zagueiro do Santos e Palmeiras)
Na foto, até a saudosa Concha Acústica do Pacaembu é maravilhosa. Em pé: Zito, Olavo, Formiga, Getúlio, Zé Carlos Silvério e Gylmar. Agachados: Julinho, Pelé, Servílio, Chinesinho e Pepe. Era o campeonato brasileiro de seleções de 1959. Esse time ganhou de Pernambuco por 3 a 1 em jogo dirigido por Argemiro Félix de Sena, que expulsou Zito. A Seleção Pernambucana, treinada pelo lendário Gentil Cardoso, jogou e perdeu com: Waldemar, Geroldo, Edson, Clóvis e Givaldo; Zé Maria e Geraldo Caçapa; Traçaia, Zé de Melo, Paulo e Oswaldo.

FORMIGA

Francisco Ferreira de Aguiar, o Chico Formiga, ex-quarto-zagueiro do Cruzeiro, Santos e Palmeiras, tornou-se um importante técnico do futebol brasileiro e hoje mora em Santos (SP).

Nascido em Araxá (MG), no dia 11 de novembro de 1930, Formiga começou a carreira de jogador no Cruzeiro Esporte Clube e se transferiu para o Santos 1950. Defendeu o alvinegro da Vila Belmiro até 1956, mesmo ano em que Pelé chegou ao clube. Na primeira passagem pelo Peixe, Formiga foi duas vezes campeão paulista: 1955 e 1956.

Após três anos no Palmeiras, de 1957 a 1959, onde fez 72 jogos (35 vitórias, 14 empates, 23 derrotas) e não marcou nenhum gol (fonte: Almanaque do Palmeiras - Celso Unzelte e Mário Sérgio Venditti), Formiga retornou ao Santos para ajudar o fortíssimo time da Vila a vencer os estaduais de 1960, 1961 e 1962, a Libertadores de 62.

Como técnico, Formiga começou a se destacar no comando do Santos campeão paulista de 1978. O time chamado "Meninos da Vila" tinha como principais jogadores os meias Aílton Lira e Pita e os atacantes Nílton Batata, Juary e João Paulo.

Formiga também dirigiu com sucesso o São Paulo (em 1981 e 82, obtendo 41 vitórias, 10 empates e 19 derrotas e conquistando o título paulista de 81 / fonte: Almanaque do São Paulo - Alexandre da Costa), o Cruzeiro e o Corinthians (vice-campeão paulista de 1987). Ele passou também por equipes de menor expressão, uma das últimas foi o Palestra de São Bernardo, onde dirigiu o atacante Paulo Leme (ex-Santos e Náutico).

por Rogério Micheletti



Em pé: Julinho, Humberto Tozzi, Baltazar, Jair Rosa Pinto e Rodrigues Tatu. Agachados: Alfredo Ramos, Djalma Santos, Gylmar, Formiga, Hélvio Piteira e Roberto Belangero.

CURIOSIDADE

Formiga desliga sua TV ou muda de canal toda vez que Arnaldo César Coelho fala ou aparece. É a "punição" que ele impõe ao ex-árbitro que, na decisão do campeonato brasileiro de 1983, no Maracanã, quando estava 1 a 0 para o Flamengo contra o Santos, jogando pelo empate e podendo perder por um gol de diferença, não deu um pênalti de Marinho em Pita, ainda no primeiro tempo. "Fomos roubados", sempre xinga Chico Formiga.

Em pé: Xatara, Pascoal, Manga, Formiga, Helvio e Nenê. Agachados: jogador não identificado, Antoninho, Nicácio, Alemão e Tite.

Nenhum comentário disponível até o momento.