Blog do Zé Antônio

Jornalista, radialista e apresentador de TV

Nas ondas da comunicação

por José Antônio

Postado em 13 de Fevereiro de 2009 às 10:00 hrs


Foi sem dúvida um dos mais polêmicos comentaristas esportivos do Brasil. Gostava de criticar principalmente a Seleção Brasileira. Não poupava nem Pelé. Vamos conhecer um pouco a carreira de Geraldo Bretas.

Site: www.miltonneves.com.br

Da esquerda pra direita: Milton Peruzzi, Geraldo Bretas, Tavares de Miranda e Peirão de Castro. Geraldo Bretas prometeu ficar careca se o seu perseguido, Mirandinha, fizesse um gol em Leão, naquele Palmeiras e São Paulo do dia 25 de novembro de 1973. O São Paulo bateu o Palmeiras por 2 a 1. Os dois gols do São Paulo foram marcados por Mirandinha e Leivinha descontou para o Verdão. Tavares de Miranda estava preparado para cortar a cabeleira de Bretas nos estúdios da TV Gazeta. Mas a promessa só foi cumprida na TV Tupi, no programa Comendo a Bola, de Gerdy Gomes. Peirão, traindo (risos) o Santos com a camisa do Corinthians, e Milton Peruzzi, eram as testemunhas da tentativa. Afinal, promessa é promessa.

GERALDO BRETAS

Geraldo Bretas, o mais polêmico comentarista esportivo da história da TV brasileira, morreu no dia 6 de janeiro de 1981, um ano antes da Copa da Espanha.

Natural de Uberaba-MG, Geraldo Bretas "parava" São Paulo quando, pela Rádio ou TV Tupi, metia o pau nos cartolas, árbitros e jogadores. Mas nunca ofendia ninguém.

Bretas não era um "delinqüente verbal", essa praga que hoje assola parte da crônica esportiva que usa desse expediente para mascarar o asqueroso sentimento da inveja.

Geraldo Bretas foi único e, além de estrela nas Rádios Tupi e Difusora e na TV Tupi, trabalhou também na TV Gazeta e chegou a fundar um jornal chamado "Mundo Esportivo".

Polêmica de 58

Geraldo Bretas nunca foi de ficar sobre o muro. Falava o que pensava. Por isso, às vezes, gerava polêmica. O comentarista, seis meses antes da Copa da Suécia, falou insistentemente que não acreditava no time brasileiro.

Por isso, assim que chegaram ao país com a taça na mão, cartolas e jogadores brasileiros não economizaram palavrões contra Bretas, que à época trabalhava para a Rádio e Televisão Tupi.

Pedro Luiz Paoliello, Paulo Planet Buarque, Edson Leite, Clóvis Carvalho, Leônidas da Silva e Vicente Feola.

MESAS REDONDÍSSIMAS

Ah, mas que foto linda acima! Ela é do primeiro trimestre de 1962 e, segundo Celso Grellet, assessor de Pelé, são-paulino e velho amigo de Clóvis Carvalho (o quarto da foto), retrata a primeira mesa redonda da TV. Em 1962 eu tinha 11 anos e como em minha casa, em Minas, nunca teve aparelho de televisão, não tenho como precisar, mas, digamos, que esse grupo abaixo realizou uma das primeiras discussões de futebol reunindo um grupo de jornalistas esportivos. E por que “Mesa Redonda”? Quem inventou essa denominação? Vejam o tamanhinho da mesinha que a direção artística da TV Paulista, Canal 5 de São Paulo, colocou no ar para abrigar as feras Pedro Luiz Paoliello (estudante, morou oito anos em Muzambinho-MG entre os anos 30 e 40), Paulo Planet Buarque, Edson Leite (placaaaaaaar...na Suéééciaaaaaa...), Clóvis Carvalho, Leônidas da Silva e Vicente Feola. Adoentado, Feola, técnico campeão do mundo de 58, deu o lugar a Aimoré Moreira no Mundial do Chile, meses depois. Feola voltaria em 1966, infelizmente. É que o fiasco no Mundial da Inglaterra foi imenso."



E aqui está outro ícone das mesas redondas da televisão brasileira. Agora sim, atrás de uma bancada redonda da TV Tupi o inesquecível Geraldo Bretas está metendo o pau em alguém ladeado por Pedro Luiz Paoliello e pelo também inesquecível Ely Coimbra. Atrás da foto, ao me encaminhá-la em 1994, Ely Coimbra escreveu: “Milton, faça uma homenagem a esses dois monstros sagrados do jornalismo esportivo: Pedro Luiz e Geraldo Bretas (falecido). É um pedido do seu irmãozinho Ely. Obs: me devolva, é a única foto que eu tenho do Bretas!” (veja abaixo, em destaque). Ah, Ely Coimbra, um abraço pra você aí no céu. E vejam como já em 1966 os jornalistas esportivos faziam merchandising estática da Janda, antiga concessionária Simca, e de água mineral. Ou seria "torneral"? Eles podiam fazer, tinham mãos limpas.



Mesa Redonda da TV Tupi em 1971: José Roberto Ramos, Gerdi Gomes, Gerson Araújo, Geraldo Bretas, Walter Abrahão, Leivinha, Walter Lacerda e Garcia Gambeiro, ex-colunista do Popular da Tarde.

Vicente Matheus sempre deu muita atenção para a imprensa. Abria sua sala para muitos jornalistas e concedia longas e oportunas entrevistas. Aqui, aparece conversando com o saudoso Geraldo Bretas. Foto do livro "Matheus, o Senhor Corinthians", de Marlene Matheus

E as famosas tabelinhas que as rádios distribuíam antigamente? Veja uma delas, de 1964. Era a “Tabela Dupla”, da saudosa Equipe 1040 da Rádio Tupi.
A letra do bilhete é do saudoso Eli Coimbra, que me enviou essa relíquia há anos.








Nenhum comentário disponível até o momento.